Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

RODELAS 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA








RODELAS

Amigo, venha conhecer minha terra.
Se aconchegue, aqui é Rodelas.
Lembra quando o poeta falou de uma igrejinha inacabada? Hoje ela é uma linda, espaçosa e sagrada IGREJA, que agradece ao santo de devoção rodelense e por isso é chamada    IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA.
E  o nosso querido padroeiro está lá em seu nicho postado, abençoando a gene com um jeito rodelense... Mansamente, despreocupadamente!
Algumas coisas mudaram, mas nosso rio querido ainda vai descendo, cantando  e molhando o ganha pão do meu povo, trazendo a alegria de sermos pão de meu povo, trazendo a alegria de sermos a terra do coco.
Bem vindo, meu caro! Bem vindo a Rodelas!
Não somos tão pobres, nem mais tão pequenos... Continuamos não tendo atrações das grandes cidades... Mas deixamos de ser só tristeza e fealdade, por que com a nossa modesta simpatia e alegria, conseguimos vencer vários desafios e tivemos a EMANCIAPAÇÃO POLÍTICA, nossa maior conquista.
Acredite meu caro, quem nos conhece repete a visita e divulga a célebre  frase de que aqui é uma terra de água doce.
Temos a humildade do povo brejeiro, somos um mimo de bondade que na Bahia é o principal tempero.
Faço minhas as palavras do poeta João Fonseca; “Amo esse povo de coração”.
Nossas manhãs e tardes continuam as mesas e serenas, só as noites deixaram de ser desertas e convites pra dormir porque as lindas, praças estão lotadas de gente jovem a conversar e a sorrir.
Domingo é, ainda, dia de feira! É minha gente há costumes que se perdem... E um avô Manú, ainda deixa pra fazer a barba nesse dia, só não é mais com Lula Chicó.
Igual as noites de antigamente, é a festa de São João... Pela, alegria, alvorada, queima de fogos, fogueiras, zabumba e pífano... E muito forró! É a festa da terra! Progredimos nos festejos e incluímos a ele, os festivais da MUVUCA e do JEGUE DE ÁUREA em dias diferentes que é pro fígado descansar.
Se antes havia ruas separadas pra branco e pra negro... Hoje todo mundo se misturou dessa bela mesclassem que é o provo brasileiro.
É meu caro, Rodelas não é mais como era antes, mais guardou a simplicidade de sua gente e conservou alguns hábitos e costumes.
Rodelas cresceu sim, mas manteve seu coração hospitaleiro e a todos acolhe de braços e sorrisos abertos.
Rodelas cresceu, mais ainda há quem esquece a própria vida pra falar dos outros.
Rodelas cresceu mais ainda somos um povo solidário.
Essa é mina terra, que contrariando a praga lançada pelos capuchinhos (história contada pelos mais velhos) teve um avanço considerável levando em conta a época.
Essa é minha terra, que mesmo com avanços conserva seu jeitinho de cidadezinha do interior.

E é por isso meu caro, que lhe convido a conhecer minha cidade, Rodelas, terra cheia de superstição, cultura e tradição.Terra de gente d bom caráter, de um povo nobre e que eu AMO DE CORAÇÃO.
PARABÉNS, MINHA TERRA!
PARABÉNS, MINHA GENTE!

Rodelas, 25 de Julho de 2010-05-09
Aline Nery


Gostaria de agradecer a minha amiga Aline Nery pelo o belo texto,  e avisar em breve estarei postando outros belos textos dela, lembrando que a participação de vocês é de suma importância, ficarei muito feliz em postar os textos de vocês.







Um comentário: